.
Todo mundo sabe da minha paixão pela minha cidade natal Videira, e pra matar um pouquinho a saudade de quem ama essa terrinha e esta distante dela, vai uma postagem especial:
VIDEIRA, EU TE AMO! (MUITO MESMO)
No início, uma pequena localidade chamada "Rio das Pedras". Mais tarde viria a se chamar "Perdizes".A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, para atrair novos colonos, mudou o nome para Perdizes.
A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do Estado. Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg.
Videira também é a "Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão". O município é a 14ª economia do Estado e 8ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fotos! Confere ai, como é linda a minha cidade amada:VIDEIRA, EU TE AMO! (MUITO MESMO)
Videira é a cidade do vinho, das aves, dos suínos e é o berço da Perdigão.
Situado no Vale do Rio do Peixe, o município está a 450 km da capital, Florianópolis. Tem uma área de 378,4 km2 e faz limites com os municípios de Caçador e Rio das Antas, ao Norte; Pinheiro Preto, ao Sul; Fraiburgo e Tangará, a Leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a Oeste.
Com sua gente simples e hospitaleira, oferece a pacata rotina de uma cidade naturalmente bela e cheia de surpresas...
Possui clima úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 35º C no verão a 0º C no inverno.O acesso terrestre pode ser feito pelas SCs 453 e 303. Quem já passou um inverno em Videira sabe que o nosso frio faz "bater os queixos" hehehe..
O aéreo é através do Aeroporto Municipal Prefeito Ângelo Ponzoni.
A população atual é de aproximadamente 50 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a Empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos.
Videira abriga ainda um dos campi da Unoesc, terceira maior universidade em número de alunos do Sistema Acafe, com destaque para os cursos de Administração, Biotecnologia Industrial, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Sanitária e Ambiental e Farmácia.
Pela topografia acidentada, característica peculiar da região, Videira possui muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes. Os principais pontos turísticos do Município são o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, o Observatório Astronômico Municipal Domingos Forlin, que recebe milhares de visitantes todos os anos, além da Igreja Matriz Imaculada Conceição, a Praça do Coreto e a Praça Nereu Ramos, entre outros.
Não vou deixar de contar que os Videirenses tem grande paixão pelo esporte, especialmente pelo futsal : )
Ginasio da Serp o "Vermelhinho", lotado de torcedores amantes do futsal... ainda é o meu sonho.... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário